No inverno a gente se veste melhor?
6 dicas para montar looks de frio mais interessantes.
Se você é uma pessoa que se alimenta do sol e do calor como eu, imagino que é difícil se motivar a fazer um look mais interessante durante o inverno. Queria ficar num eterno home office e trabalhar enrolada num cobertor? Queria! Mas a vida real cobra presença, ainda bem, e já que vamos dar a cara, vamos caprichar no look, não é mesmo?
Na minha experiência como consultora de estilo, as razões pra essa preguiça de se vestir no inverno podem ser múltiplas, mas há certos padrões que costumam se repetir. Nós acordamos mais animados durante a primavera-verão, dispostos a investir mais tempo em pensar em combinações de roupas; costumamos ter mais variedade de roupas de verão do que de inverno; e as roupas para estações frias costumam ser mais caras, então acabamos focando apenas em peças básicas ou neutras.
No meu caso pessoal, tudo isso é a pura verdade. Por isso, tento seguir alguns dos meus próprios conselhos para que, além da preguiça que o frio traz, ele não tire nossa vontade de se vestir com conforto, alegria e muita personalidade.
ATENÇÃO AOS DETALHES Como sempre, os acessórios são ferramentas muito eficientes para dar um toque mais interessante ao seu look. Sobre uma base mais neutra, eles podem ser protagonistas. Bolsas, colares e pulseiras podem ser usados sobre moletons, blazers mais grossos. Assim como cachecóis, cintos, meias calças e meias à vista, óculos, chapéus... tudo isso colabora para mostrar que você dedicou alguns minutinhos para colocar sua personalidade no look e não apenas sobrepor camadas de roupa. Sempre é bom lembrar que tudo o que compõe o look, além da roupa, é acessório. Uma atenção especial à beleza (cabelo e maquiagem) faz toda a diferença e, de antemão, tira a atitude de "eu preferia não ter saído da minha cama".
MISTURAS INUSITADAS Experimente combinar peças de uma maneira menos óbvia: inclua uma peça de noite nas roupas do dia, um moletom sob um blazer ou casaco, tênis com roupas formais ou acessórios muito formais com roupas informais. São ideias que, além de trazer um toque mais legal, somam camadas que ajudam a lidar com o frio.
MONOCROMÁTICO ESTILOSO Sim, eu sei que é uma opção que sempre trago à tona, mas é que realmente é uma forma de mostrar um básico mais sofisticado. Aprender a usar os monocromáticos de maneira mais interessante é salvador. A estratégia é usar bem as outras características da peça, ou seja, texturas, proporções, mistura de materiais, sobreposição de tons… esse é um bom caminho para começar a explorar mais seu estilo em um “ambiente seguro”, pois elimina a dúvida do “será que combina?”. Experimenta, você vai ver que com a prática vai começar a perceber, sem a interferência das combinações de cores, quais as características e mensagens que estilo que te agradam mais.
DESIGN NADA BÁSICO Investir em peças básicas, mas com modelagens ou designs mais incomuns é uma boa maneira de sair dos cortes tradicionais sem ir para algo mais chamativo. Esse tipo de look gera mais impacto e comunica modernidade, contemporaneidade e elegância.
SOBREPOSIÇÕES Este é um conselho clássico, mas que muitas têm dificuldade em experimentar de maneira mais ousada. Tente montar as camadas de forma que todas as roupas sejam mostradas. Montar camadas é fácil, a sobreposição é um jogo muito mais divertido. Vale pensar em aproveitar mais aquela peça de verão com uma segunda pele quentinha, ou usar a sobreposição para misturar estilos, referências, tendências…
PONTOS DE COR Comece aos poucos. Com um acessório de cabeça ou uma terceira peça, em cores discretas ou que você goste muito. Outra maneira de aplicar esse truque é que seus neutros incluam outras cores além do branco e preto. O mais comum é que nossos casacos, por exemplo, sejam sempre de cores mais neutras. Tente ser um pouco mais ousada nessa escolha.
No meu Pinterest, deixei muitas outras ideias para que você se inspire todas as manhãs! Convido você a dedicar alguns minutos extras para se sentir muito melhor vestida durante o dia, faz muita diferença, te garanto!
nota: este texto é uma revisão e adaptação de um texto meu publicado na revista digital chilena Franca Magazine (https://francamagazine.com/basicos-de-invierno-como-sacarles-mas-partido/) em maio de 2022.
Comments