top of page

Tire sua roupa do habitat natural

pra sair do óbvio e montar looks com mais borogodó



Já parou pra pensar no que chama a sua atenção em um look? Tem gente que gosta de algo mais previsível, harmônico, que se incomoda quando algo parece “fora do lugar”. E tudo bem, tá? Não tem nada de errado nisso e inclusive tem um monte de exemplos no mercado da moda, de marcas, influencers, ícones que entregam isso lindamente.


Mas se você gosta de sair do óbvio e montar looks mais interessantes, com aquele borogodó adicional, venho aqui te dar uma dica fácil de executar: tira sua roupa do habitat natural. Quem já fez revisão de armário comigo sabe que eu não sou nada partidária de setorizar o armário por estações do ano ou situações de uso, por exemplo, a menos que para a vida da cliente seja a única coisa que faz sentido. Quem usa uniforme para trabalhar, por exemplo.


A principal motivação para orientar minhas clientes a não ter partes do armário dedicadas apenas a uma estação ou situação é porque, quando desconectamos cada peça do seu "propósito", começamos a repensar a forma como usamos nossa roupa. Podemos dar muito mais uso a tudo o que temos no armário se nos libertarmos da ideia fixa de "isso é usado assim / onde / quando". Não acredita em mim? Aqui vão alguns exemplos de mitos que sugiro derrubar e inspirações para que você se atreva a brincar com as peças fora do seu habitat natural.



Usar brilho, transparência e texturas tradicionalmente de festa no dia a dia é uma arte, multiplica as possibilidades de uso das peças e faz valer a pena o investimento!

Não tem muito segredo, pode começar usando seus vestidos de festa com sandálias ou sapatos sem salto. Daí, experimente com tênis ou botas, garanto que nem perceberá quando já for toda uma especialista em usar seus vestidos onde quiser.

Dica: cuide para que a barra não arraste no chão. Não queremos destruí-la! O comprimento máximo ideal é a um dedo de distância do chão.



O brilho na roupa fala de uma personalidade festiva. Por que deixar de ser assim durante o dia? Te convido a levar os paetês pra passear sem medo a qualquer hora do dia!



A chave para um look com botas funcionar no verão é simples: pele. Shorts, saias com fendas, tecidos leves e transparentes, tudo isso combina bem com as botas para um visual de verão muito legal.



Sim, é tendência agora, mas por que não levar pra vida? Se jogue nas meias e se permita criar inúmeras combinações para não deixar tanto tempo as sandálias empoeirando no armário.



Maiôs e biquinis podem ser muito bem aproveitados como bodies, macacões ou como primeira camada para looks transparentes. Há cada vez mais marcas interessantes, com designs e materiais inovadores.



Vestir roupa formal pro trabalho tá ficando cada vez mais raro, né? Mas isso só quer dizer que temos mais possibilidades de sermos criativos com nossos looks. Pra dar uma modernizada e deixar tudo mais casual, sugiro usar roupas com tecidos e designs menos estruturados. E que tal misturar peças informais com as formais? Essa mistura deixa o visual mais descontraído e serve pra qualquer ocasião!



Encaixar a atividade física na rotina diária é uma tarefa difícil, mas pode ser mais fácil se eliminarmos a necessidade de trocar de roupa para conseguirmos treinar em qualquer minuto que sobrar. Com um pouco de criatividade, podemos montar looks que nos acompanhem o dia todo, combinando com peças menos esportivas.



Quando começamos a desviar dos caminhos óbvios, chegamos a lugares muito mais interessantes. No vestir, essas mini rebeliões provocam um instante de confusão no cérebro, fazendo questionar “o que essa peça está fazendo ali?” e deixam uma mensagem de criatividade, originalidade e segurança de quem sabe o que está fazendo com a roupa.


Garanto que, se experimentar, vai adorar quebrar as regras, brincar, criar e perceber o potencial gigante que existe em cada peça que já está lá no seu armário!


Me conta, tem algum outro mito ou regra que te impeça de dar mais uso às suas roupas?


Gostaria de fazer esse exercício de forma regular? Em um dia de looks avulso ou no plano por assinatura, podemos explorar as milhões de possibilidades que você já tem no seu armário ;)




nota: este texto é uma revisão e adaptação de um texto meu publicado na revista digital chilena Franca Magazine (https://francamagazine.com/saca-tu-ropa-de-su-habitat-natural/) em janeiro de 2023.

Comments


bottom of page